TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INFRAÇÕES GRAVES

infrações graves

Infrações de trânsito são comuns em todo mundo e os motivos são diversos. No Brasil, as infrações classificam-se em quatro categorias, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro: leves, médias, graves e gravíssimas. Quanto maior o risco, maior a gravidade e, por conseguinte, a punição. As penalidades são atualizadas conforme o tempo e a necessidade; no caso, a rigidez só aumenta e, por conseguinte, os valores das multas também. Cabe ressaltar aqui que a educação no trânsito é essencial para a segurança de todos e o respeito em geral. Neste artigo, explicaremos tudo que você precisa saber sobre infrações graves e suas respectivas penalidades.

infrações graves
Dirigir sem cinto de segurança ainda é uma das infrações graves mais cometidas no Brasil.

1) QUAIS SÃO AS INFRAÇÕES GRAVES?

As infrações graves são aquelas que o CTB classifica como de alto risco. São bastante comuns no trânsito, o que impressiona bastante. Infelizmente, no Brasil, sobe cada vez mais o número de motoristas que não se comportam no trânsito e cometem diversas infrações, sobretudo as dessa categoria. As infrações graves colocam em risco não só a vida do próprio condutor como também a dos pedestres e dos outros motoristas.

Parece absurdo, mas muitos desconhecem as leis do trânsito; outros, pelo contrário, já agem na ilusória certeza da impunidade. As infrações graves além de gerar multas e medidas administrativas, também podem acarretar em processos penais. Todo cuidado é pouco, principalmente porque a soma de 20 pontos ou mais na CNH acarreta a suspensão desta.

Mas quais são as infrações graves? A lista é grande; o CTB lista mais de 70 no CTB. Contudo, veja abaixo um infográfico com as infrações graves mais comuns e suas respectivas penalidades:

infrações graves
Infográfico criado em 17/07/2019.

2) PENALIDADES POR INFRAÇÕES GRAVES

O CTB determina que as penalidades para as infrações graves são: multa de R$ 195,23, 5 pontos na CNH, além da aplicação de medidas administrativas, quando necessárias (como a remoção do veículo, por exemplo).

O motorista precisa estar atento à gravidade das infrações para não sofrer consequências maiores, como a suspensão da CNH ou até mesmo a cassação da CNH. Assim, cabe a quem está à frente do volante ter uma boa conduta no trânsito, respeitando a si e os demais motoristas e pedestres.

Veja o infográfico com os valores das multas por categoria.

Infográfico criado em 06/10/2020.

3) MANTENHA ATUALIZADO O SEU ENDEREÇO NOS ÓRGÃOS DE TRÂNSITO

Existem dois bancos de dados no Detran. Há o banco de dados do documento do veículo e o banco de dados da CNH. É imprescindível a atualização desses dois bancos de dados para que você não tenha surpresas desagradáveis. Mas por que é tão importante? Porque caso seja aberto um processo de suspensão da sua CNH, por exemplo, a notificação será enviada para o endereço da sua CNH, e não para o endereço do veículo. O banco de dados do veículo é usado para encaminhar a penalidade da multa para a residência do veículo. Ou seja, se você não sabe que está com a CNH suspensa e for parado numa blitz, poderá ter a CNH cassada.

Se você fez a vistoria do carro e atualizou o veículo, a multa vai chegar à sua residência corretamente.

Para fazer essa atualização, basta ir ao Detran com cópia do comprovante de residência atual e a própria CNH.

4) COMO FICAM OS MOTORISTAS COM PERMISSÃO PARA DIRIGIR (PPD)? ELES PODEM COMETER INFRAÇÕES GRAVES?

Quem ainda não tem a CNH definitiva e dirige com a PDD precisa ficar atento. Além do limite ser de apenas 4 pontos, o motorista só pode trocar a PDD pela CNH se obedecer religiosamente às regras. Ou seja, não pode cometer infrações graves, gravíssimas ou reincidir em infrações médias durante um ano.

5) O QUE É A SUSPENSÃO DA CNH?

A suspensão da CNH é o tipo de processo punitivo em que o condutor perde seu direito de conduzir por até 12 meses. O motorista terá sua CNH suspensa caso atinja 20 pontos registrados referentes às infrações cometidas no período de 12 meses. Contudo, a suspensão à CNH do condutor pode ocorrer também sem ao menos o condutor ter atingido os 20 pontos. Para isso, basta que ele cometa uma infração mandatória (ou autossuspensiva), como, por exemplo, dirigir sob efeito de álcool e ser parado pela operação Lei Seca ou não prestar socorro à vítima em caso de acidente. Lembrando que esse período de 12 meses é indiferente aos meses do ano. Portanto, não acontece obrigatoriamente de janeiro a janeiro, por exemplo, mas pode ser de março a março também.

6) O QUE É A CASSAÇÃO DE CNH?

A cassação de CNH é a punição mais severa, em que o motorista perde o direito de conduzir qualquer veículo por dois anos. Assim, a cassação da CNH acontece caso o condutor cometa uma infração durante os doze meses de suspensão. A CNH do condutor pode ser cassada também caso este seja condenado judicialmente por algum crime de trânsito.

7) COMO VOLTAR A DIRIGIR APÓS A SUSPENSÃO OU CASSAÇÃO DA CNH?

Para voltar a conduzir algum veículo, o infrator deve cumprir algumas determinações após o término do prazo imposto pela penalidade. Quem tem a CNH suspensa, por exemplo, precisa esperar o tempo de suspensão finalizar e fazer curso de reciclagem. Ou seja, ao ter a CNH suspensa, não basta que o condutor cumpra corretamente a pena, ficando sem dirigir durante o tempo determinado pelos órgãos administrativos das infrações de trânsito.

O curso de reciclagem pode ser feito em qualquer centro de formação de condutores e assemelha-se ao processo de habilitação. Tem menor duração e apenas aulas teóricas: 30 horas, permitindo ao condutor recuperar sua CNH após a aprovação com 70% de acertos da prova.

Por outro lado, para quem teve a CNH cassada, recuperar o direito de dirigir é mais difícil. O condutor precisará realizar novamente todo o processo de habilitação, assim como o realizado quando adquiriu permissão para conduzir veículos pela primeira vez. Mas por que essa punição? Entende-se que o condutor cometeu alguma infração muito grave e precisa se reeducar como motorista para poder assumir o controle de um veículo novamente. Assim, após o término do período de cassação, o condutor pode iniciar o processo de reabilitação para conduzir veículo.

infrações graves

>>Página Inicial.

SALARI ADVOGADOS

Telefones para contato:

(21) 3594-4000 (Fixo)
(21) 96577-4000 (WhatsApp)

E-mail: [email protected]

Facebook Instagram | YouTube

Endereço:

Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro do Rio de Janeiro (esquina com a Rua da Assembleia, próximo à estação de metrô da Carioca).

Tem alguma dúvida a respeito?

Uma assessoria jurídica de qualidade traz mais segurança jurídica a todas as questões burocráticas da empresa, como, por exemplo, requerimentos, notificações, elaboração de contratos, documentos em geral.

quem somos

O escritório SALARI ADVOGADOS atua no estado do Rio de Janeiro, e conta com uma equipe de advogados especializados no Direito Empresarial.

Estamos sempre dispostos a esclarecer dúvidas e nosso cliente sabe sempre a quem recorrer em todas as situações, tendo um advogado voltado exclusivamente para avaliar minuciosamente o seu problema e obter a melhor solução jurídica.

O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

"Procurei os serviços em busca somente para orientação devido a acessibilidade, já sem esperança de resolver meu problema. Fui esclarecido, ajudado e graças a uma equipe capacitada fui devidamente orientado."
Carlos Magno
Super indico! Muito profissional e atencioso! Tanto pessoa física quanto jurídica pode contratar!
Lucinda Alves
"Agradeço muito à equipe da Salari por me ajudarem a resolver um problemão na minha empresa. Foi rápido na medida do possível. Deus os abençoe!"
Rodolfo Silveira
Advogados excelentes, confiáveis e que trabalham com seriedade e responsabilidade! Continue ASSIM doutor!
Gabrielle Silva
"Agradecerei eternamente aos doutores da Salari Advogados por terem me ajudado de maneira tão rápida e profissional. Me senti acolhida do início ao fim do processo, realmente só tenho coisas boas a falar desse escritório. Deixo aqui meu muito obrigada!"
Maria Helena
Liguei a primeira vez para uma consulta e responderam todas as minhas perguntas. Quando tive um problema, não pensei duas vezes, liguei para lá. Sou grato por tudo o que fazem por mim. Recomendo.
José Vitor