Se você acompanha nossos artigos, já deve ter percebido que nós defendemos a advocacia preventiva como o melhor caminho para qualquer empresa, principalmente pelo fato de ser uma boa estratégia para evitar gastos decorrentes de ações na Justiça. É fato que gerir uma organização não é uma tarefa fácil. Por isso, acreditamos na importância de uma boa gestão jurídica dentro da empresa para o funcionamento satisfatório do empreendimento.
Quando uma empresa tem uma assessoria jurídica, sem dúvida ela se previne. Assim, há grandes chances dos prejuízos decorrentes de ações trabalhistas, por exemplo, serem baixos. Afinal, problemas jurídicos podem diminuir a eficiência empresarial, gerar crises e desgastes financeiros.
Uma boa gestão jurídica ajuda a empresa a evitar seguir caminhos que vão contra a lei. Ao mesmo tempo, busca soluções práticas e seguras para os problemas que surgem no dia a dia corporativo.
Ademais, quando não for possível se precaver, a gestão jurídica funciona como uma medida corretiva de litígios que afetam os negócios.
Para tanto, há necessidade de organização e dedicação, pois a eficiência empresarial se dá do conjunto de boas características.
Nesse sentido, hoje, nós vamos trazer algumas dicas para que você possa melhorar a gestão jurídica de sua empresa, de modo que seu negócio alavanque cada vez mais, com zero ou o mínimo possível de prejuízos.
Acompanhe e confira.
1) INVISTA NA TECNOLOGIA
Hoje em dia, as assessorias jurídicas de muitas empresas já fazem uso de softwares capazes de mensurar decisões de juizados e tribunais por todo o país, em busca de análises quantitativas.
Por meio de tecnologias avançadas, é possível complementar a expertise do advogado com estudo de números reais de casos existentes no universo jurídico.
Dessa forma, o advogado, ou a equipe, terá como base o volume de casos analisados e, desse modo, poderá elaborar estratégias de ação eficientes.
Portanto, a ideia é avaliar em números o que aconteceu para prever o que vai ou pode acontecer.
2) FAÇA UMA GESTÃO JURÍDICA ESTRATÉGICA
Uma empresa conectada e alinhada tem grandes chances de se manter estável e livre de problemas. Para que isso seja possível, é necessário que os setores se comuniquem por igual, sem ruídos. A assessoria jurídica de uma empresa tem o papel fundamental de fazer esse elo acontecer de forma harmônica e respeitosa.
Uma boa gestão jurídica funciona com reuniões periódicas de planejamento que busquem estudar casos e propor estratégias de atuação. Por certo, essas atuações costumam servir de respaldo para situações que podem fugir do planejamento adotado pela empresa.
A assessoria jurídica deve atuar em todos os setores da empresa, ouvindo cada colaborador. Quando os trabalhadores se sentem importantes, o ambiente de trabalho fica mais leve e cada um se sente parte de um propósito maior.
O bom funcionamento de uma organização está ligado a diversos pontos que um empresário precisa estar atento, dentre eles, a otimização de processos, a gestão de colaboradores e as relações com clientes e parceiros.
3) MAPEAMENTO DE AÇÕES
Outro ponto de extrema importância para a gestão jurídica é o mapeamento de ações.
Quando uma empresa age com a assessoria jurídica, a equipe de advogados tem como uma de suas funções rastrear informações dos processos judiciais pelo Brasil.
Quanto mais rápido a empresa souber de possíveis ações na Justiça movidas contra ela, mais tempo a assessoria jurídica terá de elaborar estratégias adequadas, sofisticadas e seguras.
Hoje em dia, há maneiras de se conseguir trabalhar com antecipação de informações vindas do Poder Judiciário.
4) FAÇA UMA AUTOAVALIAÇÃO
Certamente muitos empresários acham que ficar procurando problemas dentro da própria empresa é uma perda de tempo. Afinal, há tantas outras coisas para se preocupar, não é mesmo?
No entanto, fazer autoavaliação é essencial para localizar possíveis pontos que estejam prejudicando a organização, seja com os colaboradores, ou até mesmo com parceiros e clientes.
Lembre-se da importância de evitar litígios.
Fazer uma gestão jurídica engloba inúmeros aspectos. Nesse caso, deve-se apurar com atenção a situação da empresa na Justiça.
Levante informações, ouça colaboradores, reúna documentos, organize dados, faça relatórios, analise e monitore contratos. Ou seja, realize uma auditoria completa. A intenção é buscar falhas nos processos e corrigi-las.
A gestão jurídica de uma empresa precisa contar com uma equipe capaz de realizar todo esse processo de maneira séria e competente, entregando relatórios completos e periódicos que mostrem a situação do empreendimento.
5) FAÇA UMA AVALIAÇÃO DE MAPA DE CALOR DAS AÇÕES
A empresa precisa estar atenta ao número de demandas judiciais em que esteja envolvida. Com uma avaliação de mapa de ações, é possível fazer uma varredura em todos os tribunais a fim de localizar a distribuição de processos contra a empresa.
Com essa demonstração quantitativa de processos judiciais, adquire-se como resultado uma série de informações relevantes para critérios de prospecção.
Há também a possibilidade de analisar motivos pelos quais determinados escritórios de advocacia trabalham mais fortemente contra a sua empresa.
6) AGIR NA HORA CERTA PARA MELHORAR A GESTÃO JURÍDICA
Como você pode notar ao longo do texto, quando um empresário visualiza pontos fortes e as deficiências dentro de sua empresa, ele consegue agir de maneira satisfatória e preventiva, fortalecendo sua gestão jurídica.
O importante é que todas as soluções de problemas sejam para otimizar a situação do setor jurídico da empresa. Ademais, a assessoria jurídica deve agir junto ao empresário para resultados mais eficientes.
Busque qualificar e atualizar seus colaboradores para determinadas funções. Assim, sua equipe vai produzir com mais qualidade. Faça treinamentos internos e externos para que todos saibam o que fazer quando uma crise surgir.
Lembre-se, ainda, da importância de uma assessoria jurídica dentro da empresa. Essa equipe é capaz de ajudar a organização em inúmeros aspectos, principalmente na gestão de colaboradores, regime tributário, contratos com fornecedores, entre outros pontos. Além disso, a assessoria jurídica se atualiza periodicamente das leis, reforçando a segurança que a sua empresa deve ter em não cometer falhas que possam trazer prejuízos financeiros e ações na Justiça.
O que achou desse conteúdo?
Deixe seu comentário.
Até mais.
SALARI ADVOGADOS
Telefones para contato:
(21) 3594-4000 (Fixo)
(21) 96577-4000 (WhatsApp)
E-mail: contato@salariadvogados.com.br
Facebook | Instagram | YouTube
Endereço:
Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro do Rio de Janeiro (esquina com a Rua da Assembleia, próximo à estação de metrô da Carioca).
Sócio-fundador do escritório Salari Advogados; delegado de prerrogativas e membro do Comitê de Celeridade Processual da OAB/RJ; especialista em Direito Público e Privado pela Cândido Mendes; advogado colunista e convidado da rádio Bandeirantes – Bandnews; membro efetivo e convidado do programa de rádio e websérie Direitos e Deveres; colunista e especialista em Direito, convidado dos jornais O Globo e Extra.