Se existe uma lição que a pandemia do coronavírus ensinou às empresas do mundo certamente foi sobre como prevenir é o melhor que remediar. E, embora muitas dessas empresas ainda estejam vivendo as consequências da pandemia, a grande parte já percebeu a necessidade da reorganização corporativa com o auxílio de uma assessoria jurídica.
O tema, aliás, vem ganhando cada vez mais repercussão no universo empresarial, principalmente por conta dos benefícios que o suporte jurídico oferece às empresas, em todos os setores.
Afinal, de uma hora para outra, as organizações precisaram se adaptar às novas realidades: home office, isolamento, distanciamento social, redução de jornada de trabalho, entre outras mudanças significativas.
É fato que, por não estarem preparadas para passar por uma crise tão extensa, como a que vivemos ao longo dos dois últimos anos, muitas empresas quebraram.
Partindo dessa premissa, se percebe que não só as relações no trabalho sofreram alterações, mas também o Direito. E não é preciso ser um expert nos negócios para deduzir que é praticamente impossível tomar decisões assertivas sem a devida orientação jurídica. Principalmente num momento de retomada da economia.
Por isso, no artigo de hoje, nós, do SALARI ADVOGADOS, vamos te mostrar o que é, as vantagens e o porquê da sua empresa precisar de uma assessoria jurídica, sobretudo neste momento de incertezas. Daremos respostas a grandes dúvidas relacionadas ao tema, de forma simples, sem juridiquês, para que você fique bem informado e se convença que precisa dar um passo à frente para destacar sua empresa no mercado de trabalho.
Ao longo do texto, você vai conferir:
- O que é e como funciona a assessoria jurídica?
- Por que a assessoria jurídica é um apoio tão essencial para a empresa?
- Quais são as vantagens da contratação de uma assessoria jurídica?
- Prevenir é melhor que remediar
1) O QUE É A ASSESSORIA JURÍDICA?
A assessoria jurídica é o tipo de serviço que um advogado ou um escritório de advocacia presta para uma empresa com o propósito de oferecer e garantir segurança jurídica para o negócio em suas diferentes áreas.
Só para exemplificar, quando um gestor contrata uma assessoria jurídica, ele está contratando o serviço de um grupo de advogados, cada um com determinada especialidade. Essa equipe oferece suporte técnico à empresa por um período acordado entre as partes. Portanto, durante esse tempo, o grupo de advogados atua na prevenção e na correção de conflitos em que a empresa esteja envolvida.
2) POR QUE A ASSESSORIA JURÍDICA É UM APOIO TÃO ESSENCIAL PARA A EMPRESA?
Para respondermos a essa questão, primeiramente, precisamos fazer outras perguntas: quantas vezes você, empresário, precisou de um auxílio jurídico no dia a dia da sua gestão? Quantas vezes teve dúvidas na hora de assinar um contrato com um novo fornecedor? O que fez quando um cliente se indispôs? Como agiu quando um colaborador entrou com uma ação na Justiça do Trabalho? E, como prestador de serviço, sofreu uma ação por danos morais?
É bem provável que você já tenha precisado de um advogado para algumas, ou todas, situações que citamos acima. Por isso, dá para se ter noção da importância de uma assessoria jurídica.
É fato que vivemos uma época em que a competitividade está acirrada entre as empresas. Então, se destaca aquela que melhor se qualifica e se prepara para os desafios do dia a dia.
Com esse olhar, as organizações já entenderam que os novos tempos exigem uma série de melhorias para alavancar os negócios, otimizar os serviços e se manter no topo.
Em outras palavras, não basta oferecer um bom serviço. É preciso se destacar entre os concorrentes, com boas estratégias que tragam visibilidade, credibilidade e prestígio. Isto é, a empresa deve investir em setores capazes de mostrar ótimos resultados.
3) QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CONTRAÇÃO DE UMA ASSESSORIA JURÍDICA?
Partindo do princípio de que a assessoria jurídica tem papel fundamental na prevenção e na correção de problemas para a empresa, compreende-se que são inúmeras as vantagens desse serviço. Vamos elencar algumas:
I) Disponibilidade de uma equipe sempre à disposição
A empresa assessorada juridicamente terá a certeza de que a equipe de advogados vai trabalhar em cima de casos reais, buscando soluções menos prejudiciais para a saúde financeira da organização, bem como para as relações mercadológicas.
II) Diminuição de custos com advogados para cada necessidade
Imagina só ter que contratar um advogado toda a vez que precisar resolver algum problema! Com a assessoria jurídica, há apenas um contrato com uma equipe e seu pacote de serviços. Isso sem falar que, com a assessoria, as relações entre advogado e empresário ficam mais estreitas. A equipe jurídica fica a par de tudo que acontece com a empresa, possibilitando um desempenho mais eficiente do profissional de Direito.
Há a possibilidade de analisar os possíveis cenários de cada situação que exija atenção, oferecendo possibilidades para resoluções, e mostrando os riscos que uma escolha equivocada pode acarretar.
O gestor passa a ter segurança na hora de tomar decisões que definam o futuro da empresa.
A equipe jurídica ainda pode ajudar a empresa a criar, ou melhorar, um guia corporativo em que as políticas internas sejam repassadas a todos os colaboradores.
III) Economia de gastos com ações trabalhistas
Sim! Quando uma empresa tem uma assessoria jurídica, essa equipe também é responsável por cuidar que a empresa não cometa falhas com colaboradores, seja por meio de gestores ou líderes, muito menos que colaboradores se coloquem em situações que possam gerar conflitos. Assim, as chances de processos judiciais na Justiça do Trabalho diminuírem são grandes.
Reduzindo litígios, se reduz reclamações trabalhistas.
4) PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR
O ditado popular se faz muito preciso quando falamos sobre assessoria jurídica. Isso porque ela trabalha com prevenção e correção, priorizando sempre a primeira.
Como o Brasil e o mundo ainda vivem um momento de transição e reestruturação, é necessário cautela na tomada de decisões, tanto para os negócios, como também para as relações internas. Por isso, as empresas precisam de auxílio jurídico para fazer um balanço geral, em que sejam analisadas todas as possibilidades de crescimento, bem como possíveis riscos.
Por fim, quanto mais a empresa se cuida, mais chances ela tem de passar por uma crise com menores chances de prejuízos.
O papel da assessoria jurídica é estar presente em todos as esferas da organização, dando apoio jurídico, participando do planejamento e criando estratégias para que a saúde empresarial esteja intacta.
Gostou desse conteúdo? Quer entender melhor como uma assessoria jurídica pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco.
Até mais.
SALARI ADVOGADOS
Telefones para contato:
(21) 3594-4000 (Fixo)
(21) 96577-4000 (WhatsApp)
E-mail: contato@salariadvogados.com.br
Endereço:
Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro do Rio de Janeiro (esquina com a Rua da Assembléia, próximo à estação de metrô da Carioca).
Sócio-fundador do escritório Salari Advogados; delegado de prerrogativas e membro do Comitê de Celeridade Processual da OAB/RJ; especialista em Direito Público e Privado pela Cândido Mendes; advogado colunista e convidado da rádio Bandeirantes – Bandnews; membro efetivo e convidado do programa de rádio e websérie Direitos e Deveres; colunista e especialista em Direito, convidado dos jornais O Globo e Extra.