POR QUE A SUA EMPRESA PRECISA DE UMA ASSESSORIA JURÍDICA?

assessoria jurídica

Se tem uma coisa que a pandemia do coronavírus ensinou às empresas do mundo certamente foi o significado da palavra PREVENÇÃO. E, embora ainda estejamos vivendo as consequências dessa crise mundial, muitas empresas já perceberam a necessidade da reorganização corporativa por meio de uma assessoria jurídica.

O tema, aliás, vem ganhando cada vez mais repercussão no universo corporativo, principalmente por conta dos benefícios que o suporte jurídico oferece às empresas, em todos os setores.

Acontece que, de uma hora para outra, as organizações precisaram se adaptar às novas realidades: home office, isolamento, distanciamento social, redução de jornada de trabalho, entre outras mudanças significativas.

É fato que, por não estarem preparadas para passar por uma crise tão extensa como a atual, por conseguinte muitas empresas quebraram.

Partindo dessa premissa, percebe-se que não só as relações no trabalho sofreram alterações, mas também o Direito. E não é preciso ser um expert nos negócios para deduzir que é praticamente impossível tomar decisões assertivas sem a devida orientação jurídica.

Assim sendo, mais do que nunca a assessoria jurídica se faz presente nas empresas, pois, se antes a prevenção e a correção por meio de uma equipe de advogados especialistas já trazia inúmeras vantagens a empresários e seus negócios, agora, com a pandemia, ter esse apoio é fundamental para as empresas se resguardarem de possíveis problemas em todos os campos corporativos.

No artigo de hoje, vamos te mostrar o que é, as vantagens e o porquê da sua empresa precisar de uma assessoria jurídica, principalmente neste momento de incertezas. Daremos respostas a grandes dúvidas relacionadas ao tema, de forma simples, sem juridiquês, para que você fique bem informado e se convença que precisa dar um passo à frente para se destacar no mercado de trabalho.

Acompanhe o texto até o final.

assessoria jurídica

1) O QUE É E COMO FUNCIONA A ASSESSORIA JURÍDICA?

Só para exemplificar, quando um gestor contrata uma assessoria jurídica, ele está contratando o serviço de um grupo de advogados, cada um com determinada especialidade. Essa equipe tem por objetivo oferecer suporte técnico à empresa por um período acordado entre as partes. Portanto, durante esse tempo, o grupo de advogados atua na prevenção e na correção de conflitos em que a empresa esteja envolvida.

E por que a assessoria jurídica é um apoio tão essencial para a empresa?

Para respondermos a essa questão, primeiramente, precisamos fazer outras perguntas: quantas vezes você, empresário, precisou de um auxílio jurídico no dia a dia da sua gestão? Quantas vezes teve dúvidas na hora de assinar um contrato com um novo fornecedor? O que fez quando um cliente se indispôs? Como agiu quando um colaborador entrou com uma ação na Justiça do Trabalho? E, como prestador de serviço, sofreu uma ação por danos morais?

É bem provável que você já tenha precisado de um advogado para algumas, ou todas, situações que citamos acima. Por isso, dá para se ter noção da importância de uma assessoria jurídica.

É fato que vivemos uma época em que a competitividade está acirrada entre as empresas.  Logo, se destaca aquela que melhor se qualifica e se prepara para os desafios do dia a dia.

Com esse olhar, as organizações já entenderam que os novos tempos exigem uma série de melhorias para alavancar os negócios, otimizar os serviços e se manter no topo.

Em outras palavras, não basta oferecer um bom serviço. É preciso se destacar entre os concorrentes, com boas estratégias que tragam visibilidade, credibilidade e prestígio. Então, a empresa deve investir em setores capazes de mostrar ótimos resultados.

2) QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA CONTRAÇÃO DE UMA ASSESSORIA JURÍDICA?

Partindo da premissa de que a assessoria jurídica tem papel fundamental na prevenção e correção de problemas para a empresa, entende-se que as vantagens desse serviço são diversas. Vamos elencar algumas:

A começar pela disponibilidade de uma equipe sempre à disposição, a empresa assessorada juridicamente terá a certeza que essa equipe vai trabalhar em cima de casos reais, buscando soluções menos prejudiciais para a saúde financeira da organização, bem como para as relações mercadológicas.

Em seguida, temos a diminuição de custos com advogados para cada necessidade. Imagina só ter que contratar um advogado toda a vez que precisar resolver algum problema! Com a assessoria jurídica, há apenas um contrato com uma equipe e seu pacote de serviços. Isso sem falar que com a assessoria, as relações entre advogado e empresário ficam mais estreitas. A equipe jurídica fica a par de tudo que acontece com a empresa, possibilitando um desempenho mais eficiente do profissional de Direito.

Há a possibilidade de analisar os possíveis cenários de cada situação que exija atenção, oferecendo possibilidades para resoluções, e mostrando os riscos que uma escolha equivocada pode acarretar.

O gestor passa a ter segurança na hora de tomar decisões que definam o futuro da empresa.

A equipe jurídica ainda pode ajudar a empresa a criar, ou melhorar, um guia corporativo em que as políticas internas sejam repassadas a todos os colaboradores.

E, por fim, temos a economia de gastos com ações trabalhistas. Sim! Quando uma empresa tem uma assessoria jurídica, essa equipe também é responsável por cuidar que a empresa não cometa falhas com colaboradores, seja por meio de gestores ou líderes, muito menos que colaboradores se coloquem em situações que possam gerar conflitos. Assim, as chances de processos judiciais na Justiça do Trabalho diminuírem são grandes.

Reduzindo litígios, reduz-se reclamações trabalhistas.

3) PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

O ditado popular se faz muito preciso quando falamos sobre assessoria jurídica. Isso porque ela trabalha com prevenção e correção, priorizando sempre a primeira.

Como o momento atual exige muita cautela na tomada de decisões, tanto para os negócios, como também para as relações internas, faz-se necessário um balanço geral, em que sejam analisadas todas as possibilidades, na busca da mais eficiente.

Quanto mais a empresa se cuida, mais chances ela tem de passar por uma crise com menos prejuízos.

Sendo assim, o papel da assessoria jurídica é estar presente em todos as esferas da organização, dando apoio jurídico, participando do planejamento e criando estratégias para que a saúde empresarial esteja intacta.

Gostou desse conteúdo? Quer entender melhor como uma assessoria jurídica pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco.

Até a próxima.

advertência

>>Página Inicial.

SALARI ADVOGADOS

Telefones para contato:

(21) 3594-4000 (Fixo)
(21) 96577-4000 (WhatsApp)

E-mail: [email protected]

Facebook Instagram | YouTube

Endereço:

Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro do Rio de Janeiro (esquina com a Rua da Assembleia, próximo à estação de metrô da Carioca).

Tem alguma dúvida a respeito?

Uma assessoria jurídica de qualidade traz mais segurança jurídica a todas as questões burocráticas da empresa, como, por exemplo, requerimentos, notificações, elaboração de contratos, documentos em geral.

quem somos

O escritório SALARI ADVOGADOS atua no estado do Rio de Janeiro, e conta com uma equipe de advogados especializados no Direito Empresarial.

Estamos sempre dispostos a esclarecer dúvidas e nosso cliente sabe sempre a quem recorrer em todas as situações, tendo um advogado voltado exclusivamente para avaliar minuciosamente o seu problema e obter a melhor solução jurídica.

O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

"Procurei os serviços em busca somente para orientação devido a acessibilidade, já sem esperança de resolver meu problema. Fui esclarecido, ajudado e graças a uma equipe capacitada fui devidamente orientado."
Carlos Magno
Super indico! Muito profissional e atencioso! Tanto pessoa física quanto jurídica pode contratar!
Lucinda Alves
"Agradeço muito à equipe da Salari por me ajudarem a resolver um problemão na minha empresa. Foi rápido na medida do possível. Deus os abençoe!"
Rodolfo Silveira
Advogados excelentes, confiáveis e que trabalham com seriedade e responsabilidade! Continue ASSIM doutor!
Gabrielle Silva
"Agradecerei eternamente aos doutores da Salari Advogados por terem me ajudado de maneira tão rápida e profissional. Me senti acolhida do início ao fim do processo, realmente só tenho coisas boas a falar desse escritório. Deixo aqui meu muito obrigada!"
Maria Helena
Liguei a primeira vez para uma consulta e responderam todas as minhas perguntas. Quando tive um problema, não pensei duas vezes, liguei para lá. Sou grato por tudo o que fazem por mim. Recomendo.
José Vitor