POR QUE DEVO TER UM ADVOGADO NA MINHA EMPRESA?

advogado de empresa

É fato que todo empreendedor tem o sonho de ver sua empresa crescer e ser reconhecida no mercado. Além dos requisitos básicos, como ter um bom planejamento, saber fazer a gestão financeira adequada e otimizar processos, é fundamental que toda empresa, principalmente as que ainda estão expandindo os negócios, tenham o auxílio de um advogado de empresa, ou uma assessoria jurídica.

“Ah, mas isso é bobeira. É jogar dinheiro fora”

Será mesmo?

No artigo de hoje, nós vamos te mostrar alguns motivos pelos quais você, empresário, não pode duvidar em ter um advogado de empresa te auxiliando nos negócios. Vamos provar que é o profissional do Direito que vai atuar de forma preventiva e corretiva em momentos decisivos, ajudando a imagem da sua organização.

Nos acompanhe a partir de agora.

advogado de empresa

1) QUEM É O ADVOGADO DE EMPRESA?

Muita gente acha que o advogado de empresa só serve para defender a empresa de ações trabalhistas na Justiça. Grande engano. Uma assessoria jurídica dentro de uma empresa funciona não só para evitar processos trabalhistas, mas também para ajudar a organização a se manter em ordem diante de todas as suas obrigações legais.

Ademais, o advogado pode orientar juridicamente o empresário em inúmeras situações. O amparo contínuo desse profissional é essencial para que a empresa se mantenha firme e organizada no mercado de trabalho.

2) COMO O ADVOGADO PODE AJUDAR A MINHA EMPRESA?

Abertura de uma empresa

Começar uma empresa do zero é uma tarefa um tanto que complexa. O futuro empresário precisa reunir inúmeros documentos, registros e autorizações de órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Aqui, o advogado de empresa tem papel fundamental na organização desses requisitos.

Auxílio em questões que envolvam a legislação trabalhista

Você bem deve saber que a legislação trabalhista pode ser um verdadeiro calcanhar de Aquiles de qualquer empresa que não cumpra com suas obrigações. Apesar de a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ser bem justa tanto para o empregador quanto para o empregado, infelizmente não dá para confiar. Afinal, o ideal é que ambas as partes cumpram com suas obrigações para que não haja conflitos.

Por isso, uma boa assessoria jurídica pode ajudar a empresa a evitar ações trabalhistas na Justiça, tanto com funcionários da casa quanto com ex-funcionários insatisfeitos, ou mal intencionados.

O advogado de empresa vai atuar com um trabalho preventivo para que sua empresa não precise passar por situações desnecessárias e prejudiciais. E, caso não seja possível evitar, o profissional pode, ainda, trabalhar de forma corretiva, comparecendo a audiências de conciliação, por exemplo.

Prevenção e análise de contratos

Certamente, na hora de fechar um contrato com um cliente, ou parceiro, ou fornecedor, você precisa ter cautela e paciência para avaliar todas as cláusulas do documento. No entanto, com a correria do dia a dia e dezenas de outras tarefas, é praticamente impossível se atentar 100% na leitura do contrato, mesmo que você seja uma pessoa extremamente organizada e centrada. Já pensou deixar passar despercebido uma cláusula que trará prejuízos e dor de cabeça?

É nessa hora, portanto, que o advogado de empresa entra em cena. Por ser um profissional qualificado, é ele quem pode avaliar e indicar condições justas para ambas as partes interessadas pelo negócio a ser fechado. Assim, reduz-se custos, evita-se riscos e golpes.

Controle tributário

Você, empresário, deve saber que a legislação tributária do Brasil é uma das mais complexas e extensas do mundo. E, por existirem inúmeros equívocos, muitas empresas acabam se prejudicando por pagar impostos que, talvez, sejam indevidos. Embora seja o contador o profissional responsável por contabilizar tributos e cumprir com todas as exigências da área, o advogado de empresa tem papel importante em grande parte desse processo.

O profissional de Direito é qualificado para analisar detalhes em todos os processos tributários que uma empresa pode ter. Com um bom planejamento tributário feito por um advogado de empresa, sua organização é capaz de maximizar o lucro com a diminuição do pagamento de tributos, mas funcionando de acordo com a lei.

O advogado também tem a qualificação certa para ajudar uma empresa a encontrar a melhor estratégia para evitar possíveis conflitos com órgãos fiscalizadores. Afinal, problemas com a Receita Federal, por exemplo, podem ser prejudiciais para a imagem e vida financeira da empresa.

3) QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE TER UM ADVOGADO DE EMPRESA OU ASSESSORIA JURÍDICA?

Não existem mais dúvidas de que ter um advogado de empresa ou assessoria jurídica é de extrema importância para seus negócios. No entanto, se ainda assim você acha desnecessário ter esse profissional te auxiliando no negócio, listamos algumas vantagens bem interessantes:

A começar pelo planejamento estratégico, que é fundamental para manter seu negócio estável. O profissional de Direito é capaz de montar um plano eficaz para que sua empresa não caia em furadas na hora de fechar uma transação comercial.

Em seguida, podemos citar também que o advogado de empresa é o profissional qualificado para analisar novos contratos, atuar com medidas preventivas, mensurando possíveis riscos e prejuízos à organização.

E, para finalizar, podemos deduzir que pelo fato do advogado de empresa, ou assessoria jurídica, realizar um trabalho preventivo, que busca minimizar riscos para os negócios da empresa, os custos com indenizações processuais, multas administrativas e outros gastos têm redução significativa no orçamento da empresa.

4) COMO ESCOLHER O MELHOR ADVOGADO DE EMPRESA?

Antes de buscar um profissional de Direito para sua empresa, você deve se atentar a alguns pontos importantes. Peça recomendações de amigos, familiares, sobretudo quem entende do negócio. Busque saber do histórico do profissional, ou do escritório que vai prestar assessoria. Se possível, consulte clientes antigos. Fique atento à metodologia aplicada na resolução do trabalho. Não corra o risco de contratar um profissional que não trabalhe com ética.

Caso contrate um escritório que preste assessoria jurídica, se atente também às especialidades. Um escritório de advocacia precisa oferecer serviços voltados para as principais áreas do Direito, como tributário e trabalhista, por exemplo.

Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário.

Até a próxima!

advogado de empresa

>>Página Inicial.

SALARI ADVOGADOS

Telefones para contato:

(21) 3594-4000 (Fixo)
(21) 96577-4000 (WhatsApp)

E-mail: [email protected]

Facebook Instagram | YouTube

Endereço:

Rua da Quitanda, nº 19, sala 414 – Centro do Rio de Janeiro (esquina com a Rua da Assembleia, próximo à estação de metrô da Carioca).

Tem alguma dúvida a respeito?

Uma assessoria jurídica de qualidade traz mais segurança jurídica a todas as questões burocráticas da empresa, como, por exemplo, requerimentos, notificações, elaboração de contratos, documentos em geral.

quem somos

O escritório SALARI ADVOGADOS atua no estado do Rio de Janeiro, e conta com uma equipe de advogados especializados no Direito Empresarial.

Estamos sempre dispostos a esclarecer dúvidas e nosso cliente sabe sempre a quem recorrer em todas as situações, tendo um advogado voltado exclusivamente para avaliar minuciosamente o seu problema e obter a melhor solução jurídica.

O QUE DIZEM NOSSOS CLIENTES

"Procurei os serviços em busca somente para orientação devido a acessibilidade, já sem esperança de resolver meu problema. Fui esclarecido, ajudado e graças a uma equipe capacitada fui devidamente orientado."
Carlos Magno
Super indico! Muito profissional e atencioso! Tanto pessoa física quanto jurídica pode contratar!
Lucinda Alves
"Agradeço muito à equipe da Salari por me ajudarem a resolver um problemão na minha empresa. Foi rápido na medida do possível. Deus os abençoe!"
Rodolfo Silveira
Advogados excelentes, confiáveis e que trabalham com seriedade e responsabilidade! Continue ASSIM doutor!
Gabrielle Silva
"Agradecerei eternamente aos doutores da Salari Advogados por terem me ajudado de maneira tão rápida e profissional. Me senti acolhida do início ao fim do processo, realmente só tenho coisas boas a falar desse escritório. Deixo aqui meu muito obrigada!"
Maria Helena
Liguei a primeira vez para uma consulta e responderam todas as minhas perguntas. Quando tive um problema, não pensei duas vezes, liguei para lá. Sou grato por tudo o que fazem por mim. Recomendo.
José Vitor